Friday, November 30, 2007

Hora legal, legal mesmo

Na foto: edifício-sede do Observatório (construção: 1861), na Tapada da Ajuda
.
Comecemos então pelo princípio: qual é a hora legal em Portugal? Quem é que me diz se a esta exacta hora são, como marca agora mesmo o meu computador, 23 e 6 exactas (23:06) ou se falta um minuto, passam dois ou 30 segundos para um lado ou para o outro?
Quando se me levanta essa dúvida e tenho necessidade de aferir seja o que for pela hora legal, vou a um sítio que nunca engana:
o Observatório Astronómico de Lisboa. Aqui.
Essa é a hora legal, de facto, melhor: de direito!
Se pretender visitar o sítio do OAL, pode clicar aqui.
.
(Já agora: os meus parabéns aos compenheiros que tiveram esta ideia. E agradeço porque tiveram a amabilidade de me convidar e incluir nos fundadores do blog.)
.
Depois desta entrada, vamos então aos relógios, ao tempo medido e aos relógios históricos de Lisboa (e arredores: vão ter uma surpresa um dia destes, se o espécime que tenho em mente ainda existir naquela esquina de um antigo palacete do Marquês de Pombal nos arredores de Lisboa: vou procurá-lo...). E há mais. Um dia destes, apareço com algo interessante nesse campo. Antes mais cedo do que mais tarde.

No comments: